www.cimentonline.com.br

O que é FISPQ

O que é FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos)

O que é?

A sigla FISPQ significa Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos, é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme NBR 14725-4.

Produtos químicos

Em nosso ambiente cotidiano seja em casa ou no trabalho, sempre temos algum tipo de contato com produtos químicos. Eles estão lá para nos auxiliar, no entanto, alguns são altamente prejudiciais.

Quem não se lembra do barulho que tivemos no Brasil a algum tempo atrás por causa do formou que estava sendo usado nos cabelos principalmente das mulheres?

Como no caso do formol, muitas vezes lidamos com produtos químicos de forma inadequada, e a FISPQ vem exatamente para nos avisar dos riscos, medidas de proteção e cuidado que devem ser adotados no manuseio e transporte desse tipo de produto.

Para que serve?

A FISPQ é um documento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos.

E deve ser recebido pelos empregadores que utilizem, movimentem ou transportem produtos químicos, é um documento obrigatório para a comercialização destes produtos.

A FISPQ é o meio de o fornecedor divulgar informações importantes sobre os perigos dos produtos químicos que fabrica e comercializa.

Como é formada?

O documento é dividido por seções, no total são 16, e contemplam informações sobre vários aspectos do produto, mistura, composição, aspectos de proteção, segurança, saúde e meio ambiente, para esses aspectos, a FISPQ fornece informações detalhadas sobre os produtos e também sobre ações de emergência a serem adotadas em caso de acidente.

Para facilitar o conhecimento sobre esse documento, coloquei os itens separados em 16 seções nas quais estão descritos cada tópico com sua referida utilidade e usualidade.

Como temos acesso a FISPQ

Quando a empresa adquire o produto químico a FISPQ deve vir junto. Elá um direito de quem adquire o produto. E deve ficar a disposição de todos os que trabalham com o produto.

Os capítulos da FISPQ:

1 – Identificação do produto e da empresa

Esta seção informa o nome comercial do produto conforme utilizado no rótulo de produto químico, o nome da empresa fabricante com telefone e endereço.

2 – Identificação de perigos

Esta seção apresenta de forma clara e brevemente os perigos mais importantes e efeitos do produto (efeitos adversos à saúde humana, efeitos ambientais, perigos físicos e químicos) e, quando apropriado, perigos específicos. É como se fosse uma visão geral sobre emergência.

3 – Composição e informações sobre os ingredientes

Esta seção informa se o produto químico é uma substância ou uma mistura.

– No caso de ser uma substância, o nome químico ou comum será informado.

– No caso de ser uma mistura, a natureza química do produto será informada.

4 – Medidas de primeiros-socorros

Nesta seção será informar as medidas de primeiros-socorros a serem tomadas  de forma detalhada, e também indicação de quais as ações devem ser evitadas.

5 – Medidas de combate a incêndio

Esta seção informa quais são os meios de extinção apropriados e os que não são recomendados.

6 – Medidas de controle para derramamento ou vazamento

Essa sessão contém as informações relativas:

– As instruções específicas de precauções pessoais;

– Procedimentos a serem adotados em relação à proteção ao meio ambiente;

– Procedimentos de emergência e acionamento de alarmes;

– Métodos de limpeza, coleta, neutralização e descontaminação do ambiente ou meio ambiente.

7 – Manuseio e armazenamento 

 

Procedimentos de segurança no manuseio e armazenamento. Deve contemplar as ações de segurança, prevendo também ações em caso de contado acidental com o produto.

 

8 – Controle de exposição e proteção individual

São indicados parâmetros de controle para sustâncias e ingredientes, limites de tolerância, e/ou indicadores biológicos ou outros limites.

O que é FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos)

9 – Propriedades físicas e químicas 

Essa sessão inclui informação detalhada sobre o produto químico, incluindo sua aparência e cor.

10 – Estabilidade e reatividade

Esta seção indica:

a) estabilidade química: Indica se a substância ou mistura é estável ou instável em condições normais de temperatura e pressão.

b) reatividade: Descreve os perigos de reatividade da substância ou mistura nesta seção.

c) possibilidade de reações perigosas: Estabelece se a substância ou mistura reage ou polimeriza, liberando excesso de pressão ou calor, ou gerando outras condições perigosas.

d) condições a serem evitadas: Lista as condições a serem evitadas, tais como: temperatura, pressão, choque/impacto/atrito, luz, descarga estática, vibrações, envelhecimento, umidade e outras condições que podem resultar em uma situação de perigo;

e) materiais incompatíveis: Lista as classes de substâncias ou as substâncias específicas com as quais a substância ou mistura pode reagir para uma situação de perigo (por exemplo, explosão, liberação de materiais tóxicos ou inflamáveis, liberação de calor excessivo);

f) produtos perigosos da decomposição: lista os produtos perigosos da decomposição conhecidos, resultantes do manuseio, armazenagem e aquecimento.

11 – Informações toxicológicas

Essa seção é utilizada principalmente por médicos, toxicologistas e profissionais da área de segurança do trabalho. É fornecida uma descrição concisa, completa, e compreensível dos vários efeitos

Toxicológicos no corpo humano, bem como os dados disponíveis para identificar esses efeitos.

12 – Informações ecológicas

Fornecer informações para avaliar o impacto ambiental da substância ou mistura quando liberada ao meio ambiente.

Essas informações visam auxiliar em casos de vazamentos/derramamentos, bem como nas práticas de tratamento de resíduos.

13 – Considerações sobre tratamento e disposição

Esta seção informa sobre os métodos recomendados para tratamento e disposição segura dos produtos, e esses devem ser ambientalmente aprovados.

14 – Informações sobre transporte

Contem informações sobre códigos e classificações de acordo com regulamentações nacionais e internacionais para transporte dos produtos.

15 – Regulamentações

Contém informações sobre as regulamentações especificamente aplicáveis ao produto químico.

16 – Outras informações

Esta seção fornece qualquer outra informação que possa ser importante do ponto de vista da segurança, saúde e meio ambiente, mas não especificamente pertinente às seções anteriores. Por exemplo, necessidades especiais de treinamento, o uso recomendado e possíveis restrições ao produto químico podem ser indicados.

Conclusão

Na prática, como mostrado no vídeo acima, a FISPQ é um baita auxílio para o profissional de segurança, pois mostra ao profissional os principais riscos do produto utilizado, e ainda, sugere proteções para o trabalho com o produto.

Outro item bacana é que fazendo uso da FISPQ, dá para economizar uma grana nas avaliações ambientais quantitativas. Como a FISPQ já trás a composição do produto, é possível fazer avaliações ambientais específicas para os agentes agressivos de forma direta.

Sem a FIPSQ em muitos casos o profissional tem que contratar uma varredura para encontrar o agente agressivo do produto, com a FISPQ é só consulta-la que vem tudo detalhado.

Postado em:
1 jul 2017 às 12:33hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias


Parceiros