Login

Faça seu login e seja um usuário diferenciado.



cimento@cimento.org
Home Cinta de Amarração
Cinta de Amarração PDF Imprimir E-mail

 

Este folheto, desenvolvido e produzido sob orientação da ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra. Procure a Prefeitura de sua cidade e/ou o CREA, para obter mais informações a respeito.

Cotar preços de cimento em todo o Brasil, com um único clique, acesse brevemente em:  www.cimentonline.com.br



Cinta de amarração:
A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes (respaldo). Mas lembre-se de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.



As Figuras abaixo exemplificam as cintas de amarração no respaldo das alvenarias cerâmicas para tijolo maciço e tijolo furado respectivamente.

 

 

Cinta de amarração em alvenaria de tijolo maciço

 

 

 Cinta de amarração em alvenaria de tijolo furado

             

Na alvenaria de bloco de concreto utilizamos blocos canaletas para a execução das cintas de amarração

 

Cinta de amarração em alvenaria de bloco de concreto

 

Obs. As  cintas de amarração servem para distribuir as cargas e "amarrar" as paredes (internas com as externas). Se necessitarmos que as cintas suportem cargas, devemos então calcular vigas.

 

Lembre-se de chumbar tarugos de madeira nas bordas dos vãos. Os batentes de portas e janelas, que serão instalados depois, vão ser pregados nesses tarugos. Use uma argamassa bem forte de cimento e areia (1 parte de cimento e 3 partes de areia) para chumbar os tarugos.



DICA:
Evite desperdício. Assim
que terminar a alvenaria,
converse com um
encanador e com um
eletricista para saber
quando você deverá rasgar
as paredes para colocar
canos e conduítes
(eletrodutos).

Qualquer empresa, organização ou pessoas que, de alguma forma, não concordem com os dados, números e/ou imagens publicadas em nosso portal, poderão sugerir as alterações, ou registrar sua opinião entrando em contato com Cimento.Org , através de nossos e-mail's: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , cimento@cimento.org Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , nos comentários abaixo, ou no formulário de nossa página Fale conosco.

Última atualização em Qui, 29 de Julho de 2010 18:14
 

Comentários  

 
+3 #5 aterromarilene alcantara 03/02/2014 19:26
Vou construir num terreno abaixo do nível da ruaok.ok.oko resolver o problema?
Citação
 
 
+4 #4 medidas para concreto 17/08/2013 12:48
queria fazer um vigamento de 4 metros livre quais medidas de concreto devo fazer tanto na ferragen quanto no concreto
Citação
 
 
+6 #3 cinta de amarraçao 15/06/2013 17:30
tenho uma cozinha americana e gostaria de abrir um balcao na parede,da cozinha que daok.ok.ok a sala, mas a parede nao tem cinta de amarraçao, sera que se eu quebrar um quadrado no meio da parede para fazer o balcão, sera que a parede vai desabar?
Citação
 
 
+13 #2 cinta amarracao 19/11/2010 21:04
Boa noite !! gostaria de ajuda. Construi uma casa ate o ponto de laje. Abandonei a obra durante 5 anos, quando retomei verifiquei que aos conduites da cinta de amarracao estavao todos podre, mesmo tendo deixado protegiodook.ok.ok telhas. Posso abrir todos os pontos onde ha conduites ( quebrar a cinta amarracao )e passar um novo conduite e depois fechar estes pontosok.ok.ok concreto novamenbe. Ou terei que quebrar toda a cinta de amarracao, e fazer tudo novamente.

Obrigado
Citação
 
 
+10 #1 cinta de amarraçao 02/11/2010 16:33
caros amigos
gostaria de ter uma ideia deok.ok.oko fazer uma caixaria para cinta de amarraçao em uma parede de tijolosok.ok.okum
se puder mandar a ideia ilustrada por email desde ja fico muito grato
Citação
 

Adicionar comentário

Para um comentário ser considerado relevante é preciso que tenha sido feito sobre o assunto correspondente ao artigo. Isso vale para dúvidas: só tiramos dúvidas por comentários se a questão levantada for referente ao tema/tutorial/assunto. Se deseja tratar de outros assuntos, como tirar dúvidas específicas ou levantar mais questões ou sugerir artigos – qualquer coisa que não está tratado no artigo em foco, faça isso usando nosso fale conosco.


Código de segurança
Atualizar