UE vai aprovar acordo entre Holcim e Cemex na Alemanha

Comissão Europeia tem preocupações de que o acordo possa reduzir a concorrência e resultar em preços mais elevados em ambos os países
Foo Yun Chee,  
Bruxelas – O regulador antitruste da União Europeia vai aprovar a aquisição dos ativos alemães da mexicana Cemex pela fabricante de cimento Holcim, disseram duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

A Comissão Europeia está investigando o plano da Holcim para trocar seus ativos na Espanha por operações da Cemex na Alemanha devido a preocupações de que o acordo possa reduzir a concorrência e resultar em preços mais elevados em ambos os países.

As fontes disseram na quarta-feira a autoridade de concorrência da UE aprovará o negócio alemão incondicionalmente.

O porta-voz da Comissão para a política de concorrência, Antoine Colombani, bem como um funcionário da Holcim, com sede na Suíça, se recusaram a comentar.

A Comissão está agendada para decidir sobre o negócio alemão em 8 de julho e o caso espanhol em 5 de setembro. As empresas revelaram a troca de ativos em agosto do ano passado.

A agência de concorrência tcheca já liberou um terceiro elemento do acordo segundo o qual a Cemex comprou o negócio tcheco da Holcim.

A aprovação do negócio pela UE ocorreria em um momento em que a Holcim prepara para buscar a aprovação de um plano para comprar a rival a francesa Lafarge, para criar a maior fabricante de cimento do mundo. As empresas pretendem vender cerca de 5 bilhões de euros de ativos para aliviar problemas de concorrência.

Postado em:
7 jun 2014 às 17:29hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros