Vãos de Portas e Janelas

Portas e Janelas:

Use uma verga na primeira fiada de blocos acima do vão. Essa verga pode ser pré-moldada ou feita no local. Ela deve ter, no mínimo, 20 cm a mais para cada lado do vão. Não se esqueça também de escorar as fôrmas das vergas concretadas no próprio local.omece cada parede pelos cantos, assentando os blocos em amarração (fazendo junta amarrada). Não esqueça de verificar o nível e o prumo de cada fiada.

portasejanelas_clip_image002DICA:
Use blocos-canaleta como fôrma para a verga. Eles também podem ser usados como cinta de amarração. portasejanelas_clip_image002_0001

portasejanelas_clip_image002_0000

Cinta de amarração:
A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes (respaldo). Mas lembre-se de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.

Lembre-se de chumbar tarugos de madeira nas bordas dos vãos. Os batentes de portas e janelas, que serão instalados depois, vão ser pregados nesses tarugos. Use uma argamassa bem forte de cimento e areia (1 parte de cimento e 3 partes de areia) para chumbar os tarugos.

portasejanelas_clip_image002_0002DICA:
Evite
desperdício. Assim
que terminar a alvenaria,
converse com um
encanador e com um
eletricista para saber
quando você deverá rasgar
as paredes para colocar
canos e conduítes
(eletrodutos).

Este folheto, desenvolvido e produzido sob orientação da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra. Procure a Prefeitura de sua cidade e/ou o CREA, para obter mais informações a respeito.

 Cotar preços de cimento em todo o Brasil, com um único clique, acesse: cimentonline.com.br

 

Postado em:
4 jan 2015 às 15:47hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros