Outubro: Venda de cimento no Brasil continua em queda.

Sob o impacto da crise econômica do país, que afetou fortemente os setores de edificação residencial, comercial e industrial e de obras de infraestrutura, o mercado de cimento fechou outubro com uma queda de 18,1% nas vendas, tomando por base o mesmo mês de 2015.

Segundo dados preliminares divulgados na tarde desta quinta-feira pelo  Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), que reúne cerca de 20 fabricantes no país, o volume vendido no mês passado foi de 4,63 milhões de toneladas. Um ano atrás, as empresas comercializaram 5,65 milhões de toneladas.

CimentOnline - Toda Obra Começa Aqui

O setor cimenteiro enfrenta a retração dos lançamentos de imóveis, principalmente residenciais, que vivem o quarto ano de queda consecutiva. Além disso, há uma falta de obras de infraestrutura no país desde o fim da Copa do Mundo, no segundo trimestre de 2014.

Conforme o Snic, as vendas acumuladas de cimento de janeiro a outubro somaram 47,9 milhões de toneladas, nivel de vendas equivalente ao ano de registrando retração de 13,4% ante igual período do ano passado.
grafico-venda-diaria

Um indicador importante, as vendas médias por dia útil mostraram queda de 14,5% na comparação entre outubro deste ano e outubro de 2015 e de 13,8% no acumulado de vendas de dez meses. O volume acumulado em 12 meses — entre novembro de 2015 e outubro deste ano — atingiu 57,4 milhões de toneladas. Isso representou um decréscimo de 13,5% sobre igual período anterior. A expectativa de consumo de cimento para este ano, com base no cenário da atividade econômica do país até agora, sem sinais consistentes de retomada, é de 55,5 milhões de toneladas. Isso significa queda da ordem de 14,5% em relação ao volume de 2015.

logo-valor-economico
Por Ivo Ribeiro /Valor e adaptações by Cimento.Org

Postado em:
10 nov 2016 às 22:12hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros