supsystic_tables
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-includes/functions.php on line 6114Bergamo, Itália – O Grupo Italcementi prevê iniciar nos próximos meses, em mercados que não incluem a América do Sul, a comercialização de um tipo de cimento transparente, obtido através de mistura com resinas especiais, o qual batizou de i-light. A título experimental, a transparência em fachadas é atualmente exercitada no exterior com o uso de fibra ótica. De acordo com o fabricante, o i-light terá preço bem inferior ao exigido pela solução em prática.
“Oportunamente inserida na mistura cimentícia, a resina especial permite obter uma transparência superior à proporcionada pela fibra ótica, mas, sobretudo, gera um custo final muito inferior, consentindo a aplicação em larga escala. Além disso, o cimento transparente oferece um maior efeito de luminosidade, porque as resinas possibilitam desfrutar as angulações de incidência de luz em graus muito superiores aos da fibra ótica”, garante a Italcementi.
A indústria diz que seus pesquisadores – 170 químicos, físicos, geólogos, engenheiros, entre outros profissionais, foram envolvidos na tarefa – “conseguiram formular um pré-misturado capaz de manter as resinas plásticas dentro do material cimentício, opaco por sua natureza, sem criar fissuras ou enfraquecer sua estrutura”.
As resinas especiais utilizadas para a mistura ao cimento são de diferentes cores e reagem à luz natural e à artificial. “O resultado é a criação, nos interiores, de uma luz agradável e suave. As 240 toneladas de cimento transparente, intercaladas no invólucro do pavilhão italiano da Expo Shangai, proporcionaram um espetáculo inusitado. Na escuridão da noite, as luzes internas refletiam para o exterior, enquanto, durante o dia, as variações da luminosidade exterior eram projetadas para os interiores”, comenta a Italcementi.
Os painéis transparentes criados pela indústria italiana são propostos para uso como componentes arquitetônicos em funções diversas, dentre as quais: internal lightining – técnicas de sombreamento e difusão da luz; e isolamento térmico, “uma vez que o componente plástico oferece baixa condutividade e, ao permitir a entrada de luz nos edifícios, diminui os gastos com energia elétrica”, conforme o fabricanti.
Na América do Sul praticamente desconhecido do consumidor final, o Grupo Italcementi, sediado em Bergamo, Itália, é o quinto maior produtor mundial de cimento, com operações em quatro continentes (Europa, Ásia, África e América do Norte). Em 2010, o grupo registrou um volume consolidado de negócios da ordem de 4,8 bilhões de euros.