
Os Emirados Árabes Unidos dão um passo importante no uso da inovação tecnológica em favor da construção civil. Na cidade de Dubai foi construído o primeiro prédio, funcional, do mundo, todo feito através de uma impressora 3D. O prédio, um escritório funcional de 250 metros quadrados, custou cerca de US$ 140.000 (cento e quarenta mil dólares), onde passou a funcionar, provisoriamente, a Dubai Future Foundation.
O prédio, com seu design moderno e inovador, passa a ser um marco na história e um passo firme rumo ao futuro da construção civil. O projeto e sua execução servirão como case para auxiliar na regulação, apoiar os centros de pesquisas e desenvolvimento sobre a aplicação real da tecnologia de impressão 3D ao redor do planeta. O espaço será utilizado para fomentar o uso de tecnologias modernas para o país, que é conhecido por seus arranha-céus gigantes, suas largas avenidas e pelo luxo e desenvolvimento da indústria da construção civil.
O país vai investir pesado e tenciona ser o primeiro do mundo no uso da tecnologia 3D, bem como conseguir chegar a 25% de todas suas construções utilizando a tecnologia 3D até o ano de 2030. Inicialmente os estudos do setor da construção vão se concentrar em produtos elétricos e de iluminação, bases e fundações, juntas, instalações, edifícios para causas humanitárias e prédios móveis, além de galerias, lojas e casas residenciais. O uso de impressão 3D no setor de construção de Dubai vai aumentar cerca de 2 por cento a partir de 2019, e mais nos próximos anos, em função do desenvolvimento e confiabilidade da tecnologia.
A impressora 3D utilizada na construção tem cerca de 6 metros de altura, 12 metros de largura e 36 metros de comprimento. O trabalho envolvido, desde a monitoração da impressora até a construção em si, resumiu-se a um a um grupo de sete pessoas para instalação dos componentes do prédio e mais uma equipe de 10 especialistas em engenharia elétrica e mecânica. O custo com a mão de obra foi reduzido em mais de 50%, quando em comparação com os edifícios convencionais de tamanho similar e a obra toda durou apenas 17 dias.
O escritório impresso em 3D foi construído usando uma mistura especial de cimento e um conjunto de materiais projetados e fabricados tanto no próprio país, como nos Estados Unidos da América. Os materiais foram submetidos a uma série de testes na China e no Reino Unido, buscando garantir a confiabilidade dos materiais e de toda a construção. A obra, em forma de arco, adotada para fins de segurança e para garantir a estabilidade do edifício, também contou com recursos importantes e inovadores para uma redução no consumo de energia, buscando a sustentabilidade do prédio.
Embora a tecnologia de construção através de impressoras 3D seja ainda muito recente, a indústria da construção civil espera que tecnologia possa acelerar os tempos de construção, reduzir os custos e o desperdício de materiais. Segundo os especialistas, os tempos de construção poderão ser reduzidos entre 50 e 70 por cento, a mão de obra poderá ser reduzida em até 80%, além de se tornar uma alternativa ecológica, já que as impressões em 3D podem eliminar até 60 por cento dos resíduos das construções.
‘Este é o primeiro edifício impresso em 3D do mundo, e não é apenas um edifício, tem escritórios totalmente funcionais e pessoas trabalhando… Acreditamos que este é apenas o começo. O mundo vai mudar “, disse o ministro de assuntos internos dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Al Gergawi.