Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the supsystic_tables domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-includes/functions.php on line 6114
Evento debate produção de cimento sustentável

Evento em João Pessoa debate produção de cimento sustentável

Cimento Sustentável

Indústria deve reduzir até 30% o cimento tradicional
para conter emissão de CO².

Cimento sustentável

A indústria da construção civil deve reduzir em até 30% a quantidade de cimento utilizada na produção do concreto dentro de três anos. A previsão é do doutor em engenharia civil e professor da Escola Politécnica da USP, Vanderley John, que está em João Pessoa para participar de um evento que acontece até esta quinta-feira (2) no Centro de Convenções. Segundo ele, a produção do concreto gera 6% de todo o CO2 lançado no Brasil e a solução para o problema é a busca de cimentos mais sustentáveis.

Vanderley John avalia que o aprimoramento do produto sem onerar o custo para o consumidor final de cimentos é o efeito dessa mudança no processo industrial do cimento. Atualmente, o Brasil produz em média 80 mil toneladas de cimentos contra 3,5 bilhões de toneladas do produto no mundo. A média de consumo de cimento no país é de 400kg para cada habitante.

O pesquisador explicou que esses temas dsicutidos no XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais (SBPMat), se somam para que Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possa reformular a norma que determina o percentual de cimento padrão no processo produtivo. “Com a disponibilidade tecnológica que existe, a gente reduz a emissão de CO2 sem aumentar o custo do cimento. Há uma ideia de que tudo que é sustentável custa muito caro, mas tenho certeza que essa mudança não vai onerar o preço do cimento”, frisou.

Há inúmeros estudos sobre tipos diferentes de cimentos, mas, segundo Vanderley John, três são viáveis para a indústria por permitir a redução de poluentes. Um deles permite a substituição parcial do cimento tradicional por uma variedade baseada em argila calcinada que usa baixa temperatura em sua produção, o que reduz o nível de poluição no ar.

Outra forma de redução do impacto dos gases poluentes é a substituição parcial do cimento tradicional por uma variedade de calcários baseados em geopolímeros (orgânicos) e sulfoluminosos. Nesse formato, a produção gera menor quantidade de gás carbônico.

Aplicação de tecnologias 
O XXIII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais (SBPMat) está reunindo aproximadamente dois mil especialistas do país na área de materiais, com a apresentação de 19 simpósios, dos quais dois deles foram organizados por professores da Universidade Federal da Paraíba.

Um dos coordenadores de um dos simpósios, Sandro Marden Torres, ressaltou que a iniciativa busca ampliar as discussões sobre as tecnologias disponíveis na produção de materiais. “O que se está buscando com esse encontro é o aumento da eficiência com um custo justo. Às vezes o aumento da eficiência justifica o preço por contribuir para melhorar a qualidade dos materiais”, frisou.

Fonte: G1 PB

Postado em:
2 out 2014 às 17:33hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros