História do Cimento

O material, conhecido dos antigos egípcios, ganhou o nome atual no século XIX  graças à semelhança com as rochas da ilha britânica de Portland.
( Arnaldo Forti Battagin)

cimento2A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que designava na velha Roma espécie de pedra nat
ural de rochedos e não cimento1esquadrejada. A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado. As grandes obras gregas e romanas, como o Panteão e o Coliseu , foram construídas com o uso de solos de origem vulcânica da ilha grega de Santorino ou das proximidades da cidade italiana de Pozzuoli , que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água.

O grande passo no desenvolvimento do cimento foi dado em 1756 pelo inglês John Smeaton , que conseguiu obter um produto de alta resistência por meio de calcinação de calcários moles e argilosos. Em 1818, o francês Vicat obteve resultados semelhantes aos de Smeaton , pela mistura de componentes argilosos e calcários. Ele é considerado o inventor do cimento artificial. Em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland , que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.

Experiência brasileira

No Brasil, a primeira tentativa de aplicar os conhecimentos cim01relativos à fabricação do cimento Portland ocorreu aparentemente em 1888, quando o comendador Antônio Proost Rodovalho empenhou-se em instalar uma fábrica em sua fazenda em Santo Antônio, Estado de São Paulo. Posteriormente, várias iniciativas esporádicas de fabricação de cimento foram desenvolvidas Assim, chegou a funcionar durante três meses em 1892 uma pequena instalação produtora na ilha de Tiriri , na Paraíba. A usina de Rodovalho operou de 1897 a 1904, voltando em 1907 e extinguindo-se definitivamente em 1918. Em Cachoeiro do Itapemirim , o governo do Espírito Santo fundou, em 1912, uma fábrica que funcionou até 1924, sendo então paralisada, voltando a funcionar em 1936, após modernização.

Todas essas etapas não passaram de meras tentativas que culminaram, em 1924, com a implantação pela Companhia Brasileira de Cimento Portland de uma fábrica em Perus, Estado de São Paulo, cuja construção pode ser considerada como o marco da implantação da indústria brasileira de cimento. As primeiras toneladas foram produzidas e colocadas no mercado em 1926. Até então, o consumo de cimento no país dependia exclusivamente do produto importado. A produção nacional foi gradativamente elevada com a implantação de novas fábricas e a participação de produtos importados oscilou durante as décadas seguintes, até praticamente desaparecer nos dias de hoje.

____________________________________________________________________________________________________________

Descoberta recentes apontam que macedônios inventaram o cimento antes mesmo dos romanos

Ter, 12 de Abril de 2011 00:00

11102573Assista ao vídeo

Objetos da civilização helênica estão em exposição no Museu Ashmolean de Oxford, no Reino Unido. Mas alguns deles, recém-descobertos, nunca foram vistos pelos próprios cidadãos gregos. Os novos artefatos foram encontrados em um complexo real que pertencia a Alexandre, o Grande e a seu pai Felipe, da região grega da Macedônia. Após a análise dos artefatos, os arqueólogos determinaram que os macedônios não eram somente grandes guerreiros, mas também foram construtores revolucionários. Evidências mostram que eles usavam cimento três séculos antes dos romanos, a quem, até então, se atribuía a invenção do composto.

O repórter da BBC Malcolm Brabant foi a Vergina, no norte da Grécia, para conhecer o complexo de Alexandre.

Postado em:
11 ago 2008 às 17:20hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros