
A LafargeHolcim, maior produtora de cimento do mundo, deve lançar sua rede de lojas de materiais de construção também no Brasil. As lojas DISENSA, nome da rede do grupo para a América Central e Latina, fazem parte da estratégia da empresa franco-suíça para se tornar a maior rede de varejo em materiais de construção da América Latina.
No Equador, país onde foi desenvolvido o atual modelo de negócio de varejo do grupo, já funcionam cerca de 540 lojas franqueadas com a marca Disensa, atendendo a mais de 500 mil clientes e operando também uma plataforma de e-commerce, lançada em novembro de 2016, que já oferta cerca de 3.000 produtos online, onde também registram-se os candidatos a franqueados daquele país.
Em 2017 a LafargeHolcim vem consolidando suas estratégias para o varejo na América Latina, comemorando em abril último a abertura de sua primeira loja da franquia Disensa, na cidade do México, cuja meta audaciosa para o país é abertura de 200 lojas com a marca, até o final de 2017. Como parte da estratégia de expansão do varejo na região, o Grupo também mantém na cidade um centro de treinamento dedicado para apoiar futuros franqueados, oferecendo treinamentos diversos, como o de gerenciamento de lojas, conhecimento técnico sobre os produtos, marketing e finanças. A meta é começar a operar no país, também, uma plataforma de e-commerce antes do fim do ano.
A primeira loja franqueada da Disensa na Cidade do México
A LafargeHolcim planeja construir uma rede de 1000 lojas Disensa na América Latina até o final de 2017 e o Brasil poderá ser contemplado com o modelo de negócio já consolidado em outros países. A equipe jornalística do Cimento.Org® pesquisou e confirmou muitos sinais da intenção, da gigante cimenteira em expandir sua marca de varejo também para o território brasileiro. É que no último dia 12 de maio, a cimenteira adquiriu e registrou o domínio brasileiro www.disensa.com.br (ainda sem página), reservando o direito de usá-lo para operar com lojas próprias, franquias ou mesmo por sua plataforma de e-commerce, como ocorre em outros países.
Confirmando ainda mais a decisão da DISENSA em desembarcar no Brasil, Cimento.Org® identificou, que no começo do mês de abril, a Holcim Technology Ltd, uma das empresa da holding, com sede na Suíça, responsável Marketing Corporativo do Grupo, entrou com quatro processos distintos no INPI (instituto Nacional de Propriedade Industrial), para o registro da marca de varejo no Brasil, contemplando, basicamente, o mesmo modelo de negócio que o grupo já opera em outras partes do mundo com sua rede de material de construção Disensa.
As lojas da rede vendem, além de uma ampla gama de produtos e soluções da própria LafargeHolcim, vários outros materiais de construção tradicionais de outros fornecedores parceiros e prestam serviços aos clientes, com linha de crédito, cartão próprio, suporte técnico e financeiro, além de soluções para facilitar e incrementar a construção civil, incluindo projetos arquitetônicos em 3D e assessoria às obras dos clientes da rede.
Oliver Osswald, membro do comitê executivo da LafargeHolcim para as regiões da América Central e do Sul, disse: “Nossa visão é nos tornar a maior rede de varejo de materiais de construção da América Latina… Esta iniciativa demonstra nosso alinhamento e compromisso com a excelência para o varejo, onde teremos uma rede forte de franqueados bem treinados para o atendimento aos nossos clientes”.
Agora em maio, seguindo o mesmo conceito da Disensa Latina Americana, o Grupo anunciou o lançamento de sua rede de varejo na África e no Oriente Médio, onde utilizam a marca Binastore. A cimenteira já possui a maior rede na região, com 500 lojas de diversos portes para atender diretamente às necessidades dos consumidores finais, autoconstrutores, pedreiros e pequenos empreiteiros. São vários formatos das lojas do Grupo, desde as pequenas com apenas 50 m², àquelas maiores com 2000 m². O projeto também investe em lojas móveis para atender áreas rurais com maior mobilidade, transformando o varejo em potenciais canais de distribuição para a LafargeHolcim comercializar seus produtos e serviços.
Cimento.Org® manteve contato com a Lafarge e com a Holcim do Brasil para confirmar a chegada da rede Disensa ao país, mas até o fechamento da matéria, não recebemos o retorno.