Venda de cimento em Agosto/20

Seguindo a tendência dos últimos quatro meses, as vendas de cimento no mês passado cresceram 13,6% em relação ao mês de agosto de 2019. Com vendas de 5,7 milhões de toneladas, foi o melhor mês de agosto desde 2015.  As vendas acumuladas de janeiro a agosto acumulam um crescimento de 7,5% sob o mesmo período do ano passado.

Quando analisamos as vendas por região do país, as regiões nordeste e centro-oeste do país, destacam-se das demais regiões. Enquanto o sudeste, sul e norte cresce a percentuais próximos aos 6%, o nordeste cresce mais que o dobro, chegando a 12,6% e o centro-oeste 10,8%.

As vendas de cimento no mês de agosto de 2020 foram superiores ao mesmo mês do ano anterior em 13,9%, já um excelente número. Mas se olharmos, com mais detalhes, o crescimento por regiões, veremos que o norte cresceu 22,9%, o nordeste 23,9% e o centro-oeste 25,3%, ficando o sudeste com o menor crescimento, apenas 6,7% e a região sul com crescimento de 11,6%.

As vendas de imóveis se aqueceram em relação ao começo do ano e terminaram o primeiro semestre estáveis, quando comparadas com o mesmo semestre de 2019, embora as perspectivas continuem animadoras, pois em uma recente pesquisa realizada pelo setor, as pessoas declararam uma maior propensão a comprar um imóvel, o que deverá aumentar os lançamentos e os estoques. O ponto de atenção continua sendo a ausência, em curto prazo, das obras de infraestrutura e o comportamento dos “auto construtores”, principalmente por conta da tendência crescente dos índices de desemprego e o esgotamento da poupança que se destina a essa atividade.

Os investimentos em infraestrutura são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país e os projetos saiam realmente do papel e as obras sejam retomadas. Há uma grande expectativa do início das obras de saneamento, assim como das dezenas de projetos de vias rodoviárias e urbanas em pavimento rígido de concreto.

O setor vinha amargando uma longa crise desde 2014, com uma leve melhora em 2019, o ano em curso, mesmo com a pandemia que assola o mundo, era o ano da virada, mas as chances dessa virada estavam fora do radar do setor, principalmente durante o primeiro quadrimestre do ano. Mas em maio, de forma surpreendente, as vendas começaram a crescer e, mês a mês nos animamos com crescimentos mensais a taxas chinesas.

Postado em:
10 set 2020 às 14:34hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros