Votorantim Cimentos fecha com a McInnis na América do Norte

A brasileira Votorantim Cimentos, através de sua subsidiária a St Marys Cement Inc. no Canadá e a McInnis Cement, conforme anunciamos aqui no Cimento.Org, decidiram unir seus ativos para criar um entidade combinada para fabricar, distribuir e vender cimento no Canadá e nos Estados Unidos. A joint venture será comandada pela Votorantim Cimentos International (VCI), uma das 10 maiores produtoras de cimento do mundo.  A conclusão da operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, incluindo a aprovação por autoridades regulatórias no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos. As duas empresas continuarão a operar como negócios separados até o fechamento da transação.

A combinação de negócios deve fortalecer significativamente o posicionamento estratégico das operações combinadas por meio do aumento da capacidade de produção de cimento, eficiências operacionais e uma rede de distribuição bem mais aprimorada.

Compre pelo WhatSapp

A Votorantim deterá 83% e a CDPQ (Caisse de dépôt et placement du Québec), maior acionista McInnis Cement, terá 17% das ações da joint venture. Ambas transferirão os ativos norte-americanos para nova entidade combinada. Os ativos da Votorantim são, principalmente, as fábricas de cimento localizadas em Bowmanville e St. Marys, no Canadá, e em Detroit e Charlevoix, Michigan, e Dixon, Illinois, nos Estados Unidos, juntamente com sua extensa rede de distribuição concentrada na região dos Grandes Lagos. Os ativos da McInnis Cement incluem a planta Port-Daniel-Gascons com todos os seus terminais localizados em Quebec, Ontário, New Brunswick, Nova Scotia e na região Nordeste dos Estados Unidos, bem como suas operações marítimas.

Com uma demanda crescente para o desenvolvimento de infraestrutura crítica em toda a América do Norte e uma ênfase em novos projetos de grande escala, para impulsionar a recuperação econômica, as perspectivas do mercado para o cimento permanecem positivas para toda região. A planta da McInnis Cement, com capacidade anual de 2,2 milhões de toneladas foi a primeira nova planta construída para atender o Leste do Canadá, o Nordeste dos EUA e a região dos Grandes Lagos em mais de 50 anos. A McInnis Cement construiu um terminal marítimo de águas profundas, junto a sua planta e opera três embarcações marítimas, contando com uma rede de distribuição composta por 10 terminais (marítimos, ferroviários e rodoviários) estrategicamente localizados nos EUA e Canadá.

Compromisso com a Sustentabilidade
Votorantim Cimentos e a McInnis Cimento trazem em suas bagagens, um forte compromisso com emprego de tecnologia de ponta e o uso de práticas sustentáveis, como o apoio as comunidades locais onde fixam suas operações. Como parte do acordo, as partes se comprometeram a manter empregos e instalações na planta de Port-Daniel, até pelo menos 2029. Além disso, a nova entidade combinada implantará práticas objetivando a redução da pegada de carbono na indústria de cimento e atuará com especialistas e partes interessadas para que essas atividades beneficiem a região.

A Votorantim Cimentos busca crescer, inovar e aumentar a eficiência operacional do seu negócio utilizando a sustentabilidade como um de seus direcionadores estratégicos. De 1990 a 2019, a companhia reduziu em 23% suas emissões de CO2 por tonelada de cimento. Recentemente, a empresa aprovou seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030, com metas claras divididas em sete pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação, pegada ambiental; economia circular e valor compartilhado. No longo prazo, a Votorantim Cimentos quer desenvolver e implementar tecnologias que permitam entregar para a sociedade um concreto com emissão neutra de carbono até 2050.

Postado em:
12 dez 2020 às 18:56hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros