2020:Venda de cimento em novembro no Brasil

As vendas de cimento no Brasil acumuladas até novembro continuam registrando alta no período, no entanto, novembro já foi o pior resultado mensal desde junho deste ano.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), o volume de vendas em novembro de 5,3 milhões de toneladas, representou um crescimento de 11,7% em relação ao mesmo mês de 2019. No acumulado do ano (janeiro a novembro), os números também foram positivos, alcançando 56 milhões de toneladas, aumento de 10,4% quando comparados ao mesmo período do ano passado. 

Mas ao se analisar a venda de cimento por dia útil de 240,2 mil toneladas em novembro, a queda é foi 5,2% ao ser comparada com ao mês anterior (outubro), indicando que o período de maior crescimento no ano já ficou para trás, já que historicamente os meses de dezembro dos últimos dez anos, em média, o consumo de cimento cai 10%. Em 2019 essa queda em dezembro alcançou o maior percentual, cravando 15%.

A redução do auxílio emergencial, da poupança e das reservas pessoais (daqueles que fizeram reformas), da confiança do consumidor e do empresariado e o desempenho da construção civil abaixo do projetado para o segundo semestre foram causas objetivas do menor volume de vendas de cimento em relação aos últimos cinco meses do ano.

A região Nordeste cresceu menos em novembro e este resultado já era esperado. Na região, 44% da população vive com menos de R$420 por mês e sem parte do benefício o poder de compra da região cai drasticamente, afetando a performance de vendas do setor.

Pelo segundo mês consecutivo em novembro, a confiança dos consumidores recuou, reflexo da piora da situação atual e das expectativas para os próximos meses. As incertezas relacionadas à pandemia e seus impactos sobre a economia geram a desconfianças e recuos nas vendas.

Com a provável extinção dos benefícios emergenciais, muitos consumidores sentirão pela primeira vez, de fato, o impacto da pandemia na renda familiar. Ao mesmo tempo, os empreendedores da construção civil também demonstraram um menor otimismo sobre o desempenho da atividade.

Horizonte de incertezas

Enquanto não tivermos com clareza a disponibilidade da vacina e um programa de vacinação em massa, a economia seguirá em risco de desaceleração acentuando a perda de confiança dos consumidores e empreendedores. Pelos consumidores, o aumento da incerteza continua devido ao iminente fim do auxílio emergencial, ao desemprego em alta e a falta de perspectivas para a criação de novos postos de trabalho que substituam a renda do benefício governamental que deverá ser suspenso.

Já a confiança dos empresários da construção recuou, refletindo uma piora das expectativas em relação à demanda e ao ambiente de negócios nos próximos meses. O movimento deu-se nos três segmentos da construção civil – Edificações, Infraestrutura e Serviços Especializados – indicando a insegurança com as elevadas incertezas do cenário geral.

Mesmo com as obras em andamento e a geração de mais de 138 mil postos de trabalho até outubro deste ano, o PIB do setor registrou uma queda de 7,8% no acumulado até setembro. Na mesma direção, o número de lançamentos apresentou uma redução de 10,5%, comparando o terceiro trimestre de 2020 com o mesmo período ano passado, número abaixo das projeções do setor.

As incertezas são ainda maiores, pois além do término do apoio financeiro do governo à população e os crescentes índices de desemprego, o risco inflacionário, o aumento dos custos e o déficit fiscal podem atrapalhar o investimento em infraestrutura e, consequentemente, o enfrentamento da crise no país. A indústria do cimento é um setor muito sensível ao cenário macroeconômico e aos estímulos governamentais. Por isso, é fundamental a aprovação das reformas (administrativa e tributária), da MP que trata do programa habitacional “Casa Verde Amarela” – com a regularização fundiária e o financiamento às reformas, a volta do investimento em obras de infraestrutura (via recurso público, concessões ou parcerias público/privada) e iniciativas economicamente sustentáveis que contribuam para a redução de riscos do setor e o desenvolvimento do país.

Postado em:
12 dez 2020 às 15:44hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros