Governo do Estado Pará apoia instalação de fábrica de cimento em Ananindeua

Com a capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano, o empreendimento teve suporte em todas as etapas do projeto.

“Eu trabalhava na instrumentação, e a empresa me deu a oportunidade de trabalhar com automação. Foi bom; me deram treinamento. Eu estou aqui há um ano e pude acompanhar toda a startup e o processo, o que é muito importante para o meu crescimento profissional”, contou o paraense Lucas Henrique, técnico em Automação da empresa MIZU Cimentos, que começou a operar na sexta-feira (18), no bairro Distrito Industrial, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O novo empreendimento instalado no Distrito Industrial de Ananindeua.

Lucas Henrique, técnico em Automação, já foi beneficiado pela geração de empregos
Lucas Henrique, técnico em Automação, já foi beneficiado pela geração de empregos

A instalação do empreendimento contou com todo o suporte do Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e ainda do Banco da Amazônia (Basa) e outras instituições.

A Codec participou do projeto de instalação desde a sugestão de localização, considerando a facilidade de deslocamento por via fluvial, passando pela intermediação com a concessionária de energia elétrica, apoio na captação de recursos no Banco da Amazônia e o contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a fim de discutir a execução de um projeto no âmbito da sustentabilidade, exigido pelo Governo do Pará. “Esse é o apoio da Codec na facilitação de recursos, desembaraço ambiental, estratégia de logística e licença ambiental. Foram pelo menos quatro grandes apoios de suma importância para a efetivação dessa empresa em nosso Estado”, afirmou o diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Companhia, Manoel Ibiapina.

Codec homenageou gestores da fábrica com uma placa
Codec homenageou gestores da fábrica com uma placa

Com investimento em torno de R$ 250 milhões, a fábrica possui uma área de 200 mil metros quadrados, sendo 40 mil m² de área construída, com a capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano. A empresa já gerou 65 empregos diretos e mais de 300 empregos indiretos na 2ª fase operacional.

Na primeira fase de implantação, o número de postos de trabalho ultrapassou 800, informou o diretor da MIZU, José Antero. “Durante a fase de execução da obra nós tivemos em torno de 800 a 900 empregos diretos, fora os indiretos. A gente estima que, na fase pré-operacional, foram, pelo menos de 2 a 3 mil empregos indiretos”, disse o diretor.

José Antero, diretor da Mizu Cimentos
José Antero, diretor da Mizu Cimentos

O secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, ressaltou a importância de apoiar empresas do setor industrial no Pará, “A Sedeme incentiva projetos como esse com a nossa política de incentivos fiscais,. É uma política agressiva, que estimula a indústria de transformação, isentando de 65 a 95% os impostos de ICMS (Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação). Com isso, as empresas passam a ter competitividade com as demais empresas de todo o País. A MIZU Cimentos entrou com o projeto na Secretaria em 2021, e no mesmo ano recebeu os incentivos”, explicou Carlos Ledo.

“Esse projeto foi gestado em 2018, e na época eu fiz uma visita à Codec e fomos muito bem recebidos. Hoje, a gente tá aqui materializando esse sonho. A fábrica foi feita em tempo recorde, com oito meses de planejamento e 18 meses executando, e o resultado é esta beleza que vocês estão vendo. Agradecemos todo o apoio oferecido pela Codec”, disse José Antero.

Texto: Tarcya Amorim – Ascom/Codec

Postado em:
18 ago 2023 às 17:01hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros