Dubai constrói o primeiro prédio funcional em uma impressora 3D

Os Emirados Árabes Unidos dão um passo importante no uso da inovação tecnológica em favor da construção civil. Na cidade de Dubai foi construído o primeiro prédio, funcional, do mundo, todo feito através de uma impressora 3D. O prédio, um escritório funcional de 250 metros quadrados, custou cerca de US$ 140.000 (cento e quarenta mil dólares), onde passou a funcionar, provisoriamente, a Dubai Future Foundation.

O prédio, com seu design moderno e inovador, passa a ser um marco na história e um passo firme rumo ao futuro da construção civil. O projeto e sua execução servirão como case para auxiliar na regulação, apoiar os centros de pesquisas e desenvolvimento sobre a aplicação real da tecnologia de impressão 3D ao redor do planeta. O espaço será utilizado para fomentar o uso de tecnologias modernas para o país, que é conhecido por seus arranha-céus gigantes, suas largas avenidas e pelo luxo e desenvolvimento da indústria da construção civil.

3d-printed-offce-dubai

O país vai investir pesado e tenciona ser o primeiro do mundo no uso da tecnologia 3D, bem como conseguir chegar a 25% de todas suas construções utilizando a tecnologia 3D até o ano de 2030. Inicialmente os estudos do setor da construção vão se concentrar em produtos elétricos e de iluminação, bases e fundações, juntas, instalações, edifícios para causas humanitárias e prédios móveis, além de galerias, lojas e casas residenciais. O uso de impressão 3D no setor de construção de Dubai vai aumentar cerca de 2 por cento a partir de 2019, e mais nos próximos anos, em função do desenvolvimento e confiabilidade da tecnologia.

CimentOnline - Toda Obra Começa Aqui

A impressora 3D utilizada na construção tem cerca de 6 metros de altura, 12 metros de largura e 36 metros de comprimento. O trabalho envolvido, desde a monitoração da impressora até a construção em si, resumiu-se a um a um grupo de sete pessoas para instalação dos componentes do prédio e mais uma equipe de 10 especialistas em engenharia elétrica e mecânica. O custo com a mão de obra foi reduzido em mais de 50%, quando em comparação com os edifícios convencionais de tamanho similar e a obra toda durou apenas 17 dias.

impressora 3d

O escritório impresso em 3D foi construído usando uma mistura especial de cimento e um conjunto de materiais projetados e fabricados tanto no próprio país, como nos Estados Unidos da América. Os materiais foram submetidos a uma série de testes na China e no Reino Unido, buscando garantir a confiabilidade dos materiais e de toda a construção. A obra, em forma de arco, adotada para fins de segurança e para garantir a estabilidade do edifício, também contou com recursos importantes e inovadores para uma redução no consumo de energia, buscando a sustentabilidade do prédio.

Embora a tecnologia de construção através de impressoras 3D  seja ainda muito recente, a indústria da construção civil espera que tecnologia possa acelerar os tempos de construção, reduzir os custos e o desperdício de materiais. Segundo os especialistas, os tempos de construção poderão ser reduzidos entre 50 e 70 por cento, a mão de obra poderá ser reduzida em até 80%, além de se tornar uma alternativa ecológica, já que as impressões em 3D podem eliminar até 60 por cento dos resíduos das construções.

‘Este é o primeiro edifício impresso em 3D do mundo, e não é apenas um edifício, tem escritórios totalmente funcionais e pessoas trabalhando… Acreditamos que este é apenas o começo. O mundo vai mudar “, disse o ministro de assuntos internos dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Al Gergawi.

 

Postado em:
14 jul 2016 às 19:05hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros