Arquitetos italianos criam “cimento transparente”

Cimento Transparente ajuda a economizar energia.

A Shangai World Expo 2010 acabou há algum tempo, mas só agora algumas das coisas mais bacanas apresentadas lá começaram a aparecer. O cimento transparente, por exemplo, é uma invenção do grupo italiano Italcementi e foi usado para construir o pavilhão do país na China durante a exibição. O novo material vem sendo pesquisado desde junho de 2008. Batizado de i.light, ele é um uma união de resinas especiais que, ao serem misturadas no cimento comum, resultam em um material sólido, porém semi transparente. A mistura não causa rachaduras na obra e permite uma bela economia de luz.

Uma equipe de arquitetos italianos criou um “cimento transparente” que permite que a luz entre no prédio, de modo que as paredes pareçam grandes janelas, informou na quarta-feira o jornal Daily Mail. O material, chamado i.light, tem dezenas de pequenos orifícios que deixam a luz passar sem comprometer a integridade estrutural. Segundo a reportagem, o cimento é formado pela união de resinas especiais em uma nova combinação criada pelo grupo de arquitetos Italcementi.

Até agora o novo cimento só foi usado na construção do pavilhão Italiano na Expo Xangai, que ocorreu no ano passado. No entanto, o material poderia ser utilizado com o intuito de economizar eletricidade, já que pemite iluminação diurna. A transparência é de cerca de 20%, através dos aproximadamente 50 furos por painel. O jornal cita o diretor do Italcementi, Enrico Borgarello, que esclarece que o cimento está atualmente sob patente e ainda não está decidido se ele será disponibilizado para todo o mundo.

Postado em:
6 jan 2011 às 14:45hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros