Cimento em setembro: Novo salto

A venda de cimento no Brasil em setembro dá novo salto em relação ao mesmo mês do ano anterior. O mercado cimenteiro continua crescendo à taxas chinesas. Só em setembro de 2020 cresceu 21,1% sob o mesmo mês de 2019. A região norte do país registrou o maior crescimento no mês, cravando nada menos que 32,1% de crescimento, seguida de bem perto pela região nordeste, que cresceu 30,1%. Os menores crescimentos, embora ainda assim significativos, continuam sendo das regiões sudeste e sul do país respectivamente.

Como estamos em uma curva crescente, surpreendentemente desde maio, mesmo com a pandemia, as vendas acumuladas de cimento no país em todo o ano de 2020, já registra um crescimento de 9,2%, sendo a região nordeste a que apresenta o melhor resultado percentual, com 14,7% sob o mesmo período de 2019 e a região sul, na outra ponta, apresentando a menor taxa de crescimento com apenas 6,9%.

Venda de Cimento no Brasil em Setembro em 1000 Ton.

Longa Crise desde 2014

O setor vinha amargando uma longa crise desde 2014 e este ano, mesmo com a pandemia que ainda abala e afetou fortemente o setor da construção civil no primeiro quadrimestre. Antes da chegada novo coranavírus, o ano de 2020 era esperado como o ano da virada, mas as chances dessa mudança ficaram fora do radar do setor, quando cidade a cidade, obra a obra foram parando e as lojas de material de construção sendo fechadas.

A Virada em Maio

Em maio, de forma surpreendente, como publicamos à época, as vendas começaram a reagir e o setor comemora crescimentos mensais a taxas chinesas desde então. Para se ter uma visão mais clara do que isso significa, as quedas sequenciadas nos primeiros meses do ano jogaram a média de venda mensal para 4.180.000 toneladas/mês. Em maio a venda mensal já pulou para 4.761.000 toneladas e agora em setembro o volume vendido já pulou para 5.761.000 toneladas. No acumulado do ano já chegamos a 44.460.000 toneladas, um volume acima do ano passado em 4.000.000 de toneladas. Assim, mesmo com a pandemia prejudicando o começo do ano, em cinco meses consecutivos a partir de maio, a venda de cimento no país foi equivalente a mais um mês da média de cimento vendido até abril.

Impulso autoconstrução e o auxílio emergencial

Os resultados foram excelentes até agora, mas ainda não dão segurança a longo prazo. As vendas de cimento estão sendo alavancadas, principalmente, pelas autoconstruções e construções imobiliárias. A pandemia impôs reformas, ajustes e melhorias necessárias às moradias da maioria da população que teve que ficar em casa, ou um maior tempo reclusa, convivendo com essas necessidades. Mas não foi somente isso. Certamente o auxílio emergencial, concedido pelo governo federal, impactou diretamente na venda de cimento e em todos os tipos de materiais de construção, movimentando o setor desde o pagamento da primeira parcela, que ocorreu exatamente em abril. Pesquisas demostram que no período da pandemia (março/setembro 2020) as lojas de materiais de construção tiveram um aumento de vendas na ordem de 15%.

Riscos de novas quedas

Apesar dos números positivos registrados nos últimos meses, o setor ainda sofre as consequências da forte crise do setor amarga desde 2014 e o ponto de atenção continua sendo a ausência dos empreendimentos de infraestrutura, lançamentos imobiliários que se efetivem em obras e o comportamento da auto construção, principalmente por conta da tendência crescente dos índices de desemprego, escassez de recursos e a redução do auxílio emergencial que, em parte, estava sendo usado para pequenas reformas.

A indústria do cimento é um setor muito sensível ao cenário macroeconômico e aos estímulos governamentais. Por isso, o setor de cimento e toda a cadeia do segmento, aguarda com ansiedade a retomada do novo projeto habitacional denominado de “Casa Verde Amarela”, que poderá alavancar o mercado imobiliário, reduzindo o terrível déficit habitacional de nosso país; bem como a retomada de importantes obras de infraestrutura.

Postado em:
12 out 2020 às 00:21hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros