
Este folheto, desenvolvido e produzido sob orientação da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra. Procure a Prefeitura de sua cidade e/ou o CREA, para obter mais informações a respeito.
Para cotar preços de cimento em todo o Brasil, com um único clique, acesse: cimentonline.com.br, onde toda obra começa!
Cinta de amarração:
A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes (respaldo). Mas lembre-se de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.
As Figuras abaixo exemplificam as cintas de amarração no respaldo das alvenarias cerâmicas para tijolo maciço e tijolo furado respectivamente.
Cinta de amarração em alvenaria de tijolo maciço
Cinta de amarração em alvenaria de tijolo furado
Na alvenaria de bloco de concreto utilizamos blocos canaletas para a execução das cintas de amarração
Cinta de amarração em alvenaria de bloco de concreto
Obs. As cintas de amarração servem para distribuir as cargas e “amarrar” as paredes (internas com as externas). Se necessitarmos que as cintas suportem cargas, devemos então calcular vigas.
Lembre-se de chumbar tarugos de madeira nas bordas dos vãos. Os batentes de portas e janelas, que serão instalados depois, vão ser pregados nesses tarugos. Use uma argamassa bem forte de cimento e areia (1 parte de cimento e 3 partes de areia) para chumbar os tarugos.
DICA:
Evite desperdício. Assim
que terminar a alvenaria,
converse com um
encanador e com um
eletricista para saber
quando você deverá rasgar
as paredes para colocar
canos e conduítes
(eletrodutos).
Qualquer empresa, organização ou pessoas que, de alguma forma, não concordem com os dados, números e/ou imagens publicadas em nosso portal, poderão sugerir as alterações, ou registrar sua opinião entrando em contato com Cimento.Org , através de nossos e-mail’s: [email protected] , [email protected] , nos comentários abaixo, ou no formulário de nossa página Fale conosco.