Cinta de Amarração

Este folheto, desenvolvido e produzido sob orientação da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra. Procure a Prefeitura de sua cidade e/ou o CREA, para obter mais informações a respeito. 


Para cotar preços de cimento em todo o Brasil, com um único clique, acesse: cimentonline.com.br, onde toda obra começa!

 

portasejanelas_clip_image002_0001

Cinta de amarração:
A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes (respaldo). Mas lembre-se de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.

 

 

 

As Figuras abaixo exemplificam as cintas de amarração no respaldo das alvenarias cerâmicas para tijolo maciço e tijolo furado respectivamente.

cintablococoncreto

Cinta de amarração em alvenaria de tijolo maciço

cintatijolobatido

Cinta de amarração em alvenaria de tijolo furado

 

Na alvenaria de bloco de concreto utilizamos blocos canaletas para a execução das cintas de amarração

cintatijolofuros

Cinta de amarração em alvenaria de bloco de concreto

Obs. As  cintas de amarração servem para distribuir as cargas e “amarrar” as paredes (internas com as externas). Se necessitarmos que as cintas suportem cargas, devemos então calcular vigas.

Lembre-se de chumbar tarugos de madeira nas bordas dos vãos. Os batentes de portas e janelas, que serão instalados depois, vão ser pregados nesses tarugos. Use uma argamassa bem forte de cimento e areia (1 parte de cimento e 3 partes de areia) para chumbar os tarugos.

portasejanelas_clip_image002_0002DICA:
Evite desperdício. Assim
que terminar a alvenaria,
converse com um
encanador e com um
eletricista para saber
quando você deverá rasgar
as paredes para colocar
canos e conduítes
(eletrodutos).

Qualquer empresa, organização ou pessoas que, de alguma forma, não concordem com os dados, números e/ou imagens publicadas em nosso portal, poderão sugerir as alterações, ou registrar sua opinião entrando em contato com Cimento.Org , através de nossos e-mail’s: [email protected] , [email protected] , nos comentários abaixo, ou no formulário de nossa página Fale conosco.

Postado em:
29 jul 2010 às 15:52hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros