Concreto para Lajes

Este folheto, desenvolvido e produzido sob orientação da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou reforma exige a participação de um profissional habilitado, responsável pelo projeto e pela execução da obra. Procure a Prefeitura de sua cidade e/ou o CREA, para obter mais informações a respeito.

Para cotar preços de cimento em todo o Brasil, com um único clique, acesse: cimentonline.com.br, onde toda obra deve começar!

Lajes

As lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança de sua casa. As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas “T” ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas). As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.

lajes_clip_image002 lajes_clip_image002_0000

DICA:

As lajotas (tavelas) podem ser de concreto ou cerâmica. Elas servem de guia
para medir a distância entre as vigotas. Por isso,
as lajotas devem ter sempre o mesmo tamanho.

  Montagem das Lajes :

As vigotas devem se apoiar pelo menos 5 cm de cada lado da parede. As lajotas devem ser encaixadas sobre as vigotas. A primeira e a última carreiras de lajotas podem ser apoiadas na própria cinta de amarração.

lajes_clip_image002_0001

Escoramento das Lajes:

Se o vão a ser vencido pela laje for menor que 3,40 m, coloque uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas. Se o vão for maior (3,40 m a 5 m), escore as vigotas com duas fileiras de pontaletes. Nos dois casos, os pontaletes devem ser um pouquinho mais altos que as paredes. A laje deve ficar levemente curvada para cima, formando a contraflecha, recomendada pelos fabricantes.

lajes_clip_image002_0002

Cinta de amarração:
O próximo passo é colocar as caixas de luz e os conduítes (eletrodutos) para a fiação elétrica. Feito isso, pregue uma tábua de testeira nas extremidades da laje, que vai funcionar como fôrma da capa de concreto da laje.

Dicas:

lajes_clip_image002_0004 lajes_clip_image002_0005

Qualquer empresa, organização ou pessoas que, de alguma forma, não concordem com os dados, números e/ou imagens publicadas em nosso portal, poderão sugerir as alterações, ou registrar sua opinião entrando em contato com Cimento.Org , através de nossos e-mail’s: [email protected] , [email protected] , nos comentários abaixo, ou no formulário de nossa página Fale conosco.

Postado em:
29 jul 2010 às 15:57hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros