supsystic_tables
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-includes/functions.php on line 6114Sob o impacto da crise econômica do país, que afetou fortemente os setores de edificação residencial, comercial e industrial e de obras de infraestrutura, o mercado de cimento fechou outubro com uma queda de 18,1% nas vendas, tomando por base o mesmo mês de 2015.
Segundo dados preliminares divulgados na tarde desta quinta-feira pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), que reúne cerca de 20 fabricantes no país, o volume vendido no mês passado foi de 4,63 milhões de toneladas. Um ano atrás, as empresas comercializaram 5,65 milhões de toneladas.
O setor cimenteiro enfrenta a retração dos lançamentos de imóveis, principalmente residenciais, que vivem o quarto ano de queda consecutiva. Além disso, há uma falta de obras de infraestrutura no país desde o fim da Copa do Mundo, no segundo trimestre de 2014.
Conforme o Snic, as vendas acumuladas de cimento de janeiro a outubro somaram 47,9 milhões de toneladas, nivel de vendas equivalente ao ano de registrando retração de 13,4% ante igual período do ano passado.
Um indicador importante, as vendas médias por dia útil mostraram queda de 14,5% na comparação entre outubro deste ano e outubro de 2015 e de 13,8% no acumulado de vendas de dez meses. O volume acumulado em 12 meses — entre novembro de 2015 e outubro deste ano — atingiu 57,4 milhões de toneladas. Isso representou um decréscimo de 13,5% sobre igual período anterior. A expectativa de consumo de cimento para este ano, com base no cenário da atividade econômica do país até agora, sem sinais consistentes de retomada, é de 55,5 milhões de toneladas. Isso significa queda da ordem de 14,5% em relação ao volume de 2015.
Por Ivo Ribeiro /Valor e adaptações by Cimento.Org