supsystic_tables
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-includes/functions.php on line 6114A empresa britânica de materiais de construção Lafarge Tarmac, que até o mês de agosto último era uma empresa do grupo Lafarge, vendida em setembro a CRH (grupo Irlandês que comprou diversos ativos da Lafarge e da Holcim, inclusive no Brasil), apresentou ao mundo nesta semana, já rebatizada apenas como TARMAC, um concreto capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto, resultado que pode ajudar a prevenir inundações, enchentes, bem como evitar acidentes de automóveis em estradas molhadas, em ciclovias e calçadas pela não formação de poças.
O concreto permeável, TOPMIX, conta com canais de drenagem incorporados, que criam uma espécie de reservatório subterrâneo. “Durante períodos de aumento das temperatmuras e de chuvas intensas, a água armazenada dentro do sistema evapora, criando um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície”, explicou a empresa.
O conceito de concreto permeável não é tão novo assim, existe há quase 60 anos, mas não é era utilizado em larga escala por não conseguir resistir ao tráfego intenso de veículos. De acordo com a TARMAC, o novo concreto não enfrenta esse problema e é ideal para áreas urbanas. A companhia alerta, apenas, que em locais com temperaturas muito baixas, a água retida pode congelar, podendo danificar o concreto.
As imagens foram filmadas num parque de estacionamento e mostra a eficiência do novo concreto. A empresa afirmou que já tinha instalado o concreto permeável TOPMIX em um parque de estacionamento em High Wycombe, cidade do condado de Buckinghamshire na Inglaterra.