A empresa britânica de materiais de construção Lafarge Tarmac, que até o mês de agosto último era uma empresa do grupo Lafarge, vendida em setembro a CRH (grupo Irlandês que comprou diversos ativos da Lafarge e da Holcim, inclusive no Brasil), apresentou ao mundo nesta semana, já rebatizada apenas como TARMAC, um concreto capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto, resultado que pode ajudar a prevenir inundações, enchentes, bem como evitar acidentes de automóveis em estradas molhadas, em ciclovias e calçadas pela não formação de poças.
O concreto permeável, TOPMIX, conta com canais de drenagem incorporados, que criam uma espécie de reservatório subterrâneo. “Durante períodos de aumento das temperatmuras e de chuvas intensas, a água armazenada dentro do sistema evapora, criando um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície”, explicou a empresa.
O conceito de concreto permeável não é tão novo assim, existe há quase 60 anos, mas não é era utilizado em larga escala por não conseguir resistir ao tráfego intenso de veículos. De acordo com a TARMAC, o novo concreto não enfrenta esse problema e é ideal para áreas urbanas. A companhia alerta, apenas, que em locais com temperaturas muito baixas, a água retida pode congelar, podendo danificar o concreto.
As imagens foram filmadas num parque de estacionamento e mostra a eficiência do novo concreto. A empresa afirmou que já tinha instalado o concreto permeável TOPMIX em um parque de estacionamento em High Wycombe, cidade do condado de Buckinghamshire na Inglaterra.
by cimento.org© adapter