Concreto Permeável

A empresa britânica de materiais de construção Lafarge Tarmac, que até o mês de agosto último era uma empresa do grupo Lafarge, vendida em setembro a CRH (grupo Irlandês que comprou diversos ativos da Lafarge e da Holcim, inclusive no Brasil), apresentou ao mundo nesta semana, já rebatizada apenas como TARMACum concreto capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto, resultado que pode ajudar a prevenir inundações, enchentes, bem como evitar acidentes de automóveis em estradas molhadas, em ciclovias e calçadas pela não formação de poças. 

O concreto permeável, TOPMIX, conta com canais de drenagem incorporados, que criam uma espécie de reservatório subterrâneo. “Durante períodos de aumento das temperatmuras e de chuvas intensas, a água armazenada dentro do sistema evapora, criando um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície”, explicou a empresa.

O conceito de concreto permeável não é tão novo assim, existe há quase 60 anos, mas não é era utilizado em larga escala por não conseguir resistir ao tráfego intenso de veículos. De acordo com a TARMAC, o novo concreto não enfrenta esse problema e é ideal para áreas urbanas. A companhia alerta, apenas, que em locais com temperaturas muito baixas, a água retida pode congelar, podendo danificar o concreto.

As imagens foram filmadas num parque de estacionamento e mostra a eficiência do novo concreto. A empresa afirmou que já tinha instalado o concreto permeável TOPMIX em um parque de estacionamento em High Wycombe, cidade do condado de Buckinghamshire na Inglaterra.

 

Benefícios de concreto permeável

permeável a 4.jpg

  • Reduz o escoamento de águas pluviais
  • Reduz ou elimina a necessidade de tanques de retenção
  • Reduz o impacto e custo da infraestrutura para tratamento de águas pluviais
  • Protege e reabastece os lençóis freáticos e aquíferos
  • Permite o desenvolvimento de terras mais produtivas
  • Minimiza enchentes, água parada e refluxo para as propriedades que normalmente causa danos
  • Impede que a água quente, normalmente poluída, escoe para córregos e rios, afetando as águas e animais
  • Atenua poluentes superficiais
  • Reduz o efeito das ilhas calor, que é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana quando comparada a uma zona rural
  • Melhora a tração e ajuda a minimizar o potencial de hidroplanagem ou aquaplanagem.

by cimento.org© adapter

 

Postado em:
21 set 2015 às 17:45hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros