Reguladores da UE aprovam compra de operações da Holcim pela Cemex na Espanha

Autoridades antitruste da União Européia aprovaram incondicionalmente a proposta de aquisição pela Cemex de ativos da Holcim na Espanha (plantas cimenteiras, pedreiras dedicadas à produção e fornecimento de cimento, agregados, concreto usinado e argamassas). A comissão antitruste Européia concluiu, após investigações iniciadas em abril último, que o negócio não reduzirá a competição no mercado cimenteiro Espanhol, desde que a nova organização continue a enfrentar uma concorrência suficiente de seus rivais em todos os mercados em que atuará.

Com a venda desses ativos, a Holcim e a Lafarge estariam chegando próximo às metas de vendas de seus ativos, tentando satisfazer as autoridades sobre a fusão entre ambas, que dará origem ao novo gigante de cimento mundial. As operações de vendas de ativos na Espanha são parte de uma série negociações da Holcim e da Lafarge para viabilizar a fusão.

A Comissão também estava preocupada que a operação, além de prejudicar a concorrência, poderia facilitar uma coordenação de ações danosas entre os produtores e competidores espanhóis e, ao que parece, as preocupações foram superadas.
A Cemex também pretende adquirir o controle das atividades da Holcim na República Checa, desde a produção de cimento, concreto e de agregados e a operação já foi aprovada pelas autoridades de controle daquele país. No início deste ano a Lafarge concordou em recomprar a participação da Anglo American na Lafarge Tarmac para que ela, a LAFARGE, possa vender a unidade inteira e essa mudança nas participações para venda seguinte, facilitaria todo o processo de fusão com a Holcim, fechando o projeto maior que é o de montagem da maior cimenteira do mundo.

Postado em:
9 set 2014 às 19:48hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros