Saiba o que mudou na nova norma de cimento

A norma de especificação do Cimento Portland ABNT NBR 16697 traz várias novidades, dentre elas, seguindo tendência internacional, a unificação em um só documento dos requisitos atualizados das antigas especificações, a saber:

  • Cimento Portland Comum – CP I e CP I-S (ABNT NBR 5732)
  • Cimento Portland Composto – CP II (ABNT NBR 11578)
  • Cimento Portland de Alto Forno – CP III (ABNT NBR 5735)
  • Cimento Portland Pozolânico – CP IV (ABNT NBR 5736)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial – CP V ARI (ABNT NBR 5733)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos – RS (ABNT NBR 5737)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação – BC (ABNT NBR 13116)
  • Cimento Portland Branco – CPB (ABNT NBR 12989)

Outras inovações consistiram na incorporação de práticas já adotadas pelo setor de cimento nos últimos anos. São elas:

  • Eliminação da menção do peso da sacaria (sacos de 50 kg) na norma, a exemplo das normas internacionais. Esclarece-se que isso não desobriga essa inscrição nos sacos, que devem conter a informação da massa líquida do produto. Atualmente existem sacos de 50 kg, 40 kg e 25 kg, sendo este último o padrão a vigorar futuramente, conforme acordo recente com o Ministério Público do Trabalho;
  • Redução de 2% para 1% da massa líquida declarada do saco em atendimento à Portaria No248, de 17 de julho de 2008 do MDIC / INMETRO.
  • Eliminação do ensaio rotineiro de CO2, passando a ser ensaio facultativo. O controle da adição calcária passa a ser feito pelo ensaio químico de Perda ao Fogo (PF) como em âmbito mundial se pratica.
  • Inclusão do prazo de validade e composição qualitativa do produto, atendendo assim o Código de Defesa do Consumidor, CDC, Lei 8078.

Outra importante inovação diz respeito ao aumento do teor de adição de filer calcário nos vários tipos de cimento.Essa modernização visa a um alinhamento com padrões normativos internacionais e atende aos direcionamentos da Agência Internacional de Energia (IEA) e da Iniciativa pela Sustentabilidade do Cimento (CSI), que incentivam a adoção de alternativas ou tecnologias mais avançadas para diminuir emissões específicas de CO2por tonelada de cimento. Atende assim às premissas recomendadas pelo Cement Technology Roadmap Brazil 2050.

           Maior Loja do Brasil

O que não mudou na nova norma foram os requisitos físicos, reológicos e mecânicos, representados pelos valores de resistência à compressão nas diferentes idades de controle, tempos de pega, finura e expansibilidade. As tabelas a seguir sintetizam os requisitos para os diversos tipos de cimento tratados na ABNT NBR 16697:

A nova norma pode ser adquirida no site da ABNT por meio do link http://www.abntcatalogo.com.br/

Postado em:
4 fev 2019 às 12:03hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros