A CSN vai às compras

A InterCement pode se tornar parte da CSN no mercado de cimento.

A possível aquisição das plantas da InterCement Brasil pela CSN está sujeita à aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), e muitos desdobramentos ainda podem ocorrer nesse processo. No entanto, não podemos ignorar o histórico da família Steinbruch, conhecida por suas estratégias audaciosas e determinação em alcançar seus objetivos.

CSN salta do sétimo para segundo no ranking

Em junho de 2021, a CSN adquiriu a Cimentos Elizabeth por R$1,08 bilhão e, em outra operação bilionária em 2022, desembolsou R$5,2 bilhões por todas as ações da LafargeHolcim do Brasil, escalando rapidamente do sétimo para o segundo lugar no ranking de capacidade produtiva de cimento em menos de 12 meses.

Benjamin Steinbruch mira o topo

O interesse contínuo de Benjamin Steinbruch em expandir o portfólio da CSN no setor de cimento sugere uma clara intenção de se aproximar da liderança do mercado. Com uma abordagem agressiva e determinada, o CEO da CSN pode continuar buscando oportunidades para fortalecer ainda mais a posição de suas empresas no mercado nacional.

CSN com a Intercent, a NASSAU torna-se a bola da vez?

Ao adquirir as plantas da InterCement, a CSN estaria dando um passo significativo em direção à consolidação de sua posição no mercado, aproximando-se da gigante do setor, Votorantim, que detém 32,8% da capacidade instalada de cimento no país.

No entanto, mesmo se essa disputada aquisição for consumada, a CSN ainda ficaria ligeiramente abaixo da Votorantim Cimentos, e isso levanta especulações sobre os próximos passos de Benjamin Steinbruch, incluindo a possibilidade de direcionar seu foco para outras empresas do setor, como o cimento Nassau, do Grupo João Santos, que, apesar de estarem em recuperação judicial e com produção limitada, são detentores de quase 8% da capacidade instalada do país.

A VOTORANTIM entrará na disputa?

Diante desse contexto dinâmico e competitivo, é evidente que ainda há muito a se desenrolar nesse cenário. As próximas movimentações serão acompanhadas de perto pelo mercado, e a trajetória da CSN e da InterCement continuará a ser um ponto de interesse para investidores e observadores do setor. Fica a pergunta: E a Votorantim? Permitirá a ascensão da CSN ou entrará em mais uma disputa?

Postado em:
14 mar 2024 às 17:58hs
Icone do Facebook Icone do Twitter Icone do Google Plus Icone do Linkedin


Outras Notícias



Warning: Undefined variable $i in /home1/gerinu07/www.cimento.org/wp-content/themes/cimentorg/single.php on line 85

Parceiros